SE PROTEGA DOS PERIGOS DAS REDES SOCIAIS

A internet é uma das tecnologias mais revolucionárias, graças a ela o mundo se transformou. A forma de trabalhar, estudar, socializar, tudo foi drasticamente afetado. As redes sociais se formaram e cresceram devido a essa tecnologia, mudando definitivamente a forma como os seres humanos se relacionam. Atualmente você descobre que sua prima ficou noiva por uma foto no instagram, fica sabendo que sua tia esta gravida pelo facebook e briga com pessoas que você nunca vai chegar a ver na vida no twitter. 

De acordo com uma pesquisa da GlobalWebIndex, em 2021, o tempo médio diário que as pessoas passam nas redes sociais é de 2 horas e 25 minutos, o que reforça que as mídias são uma das formas de lazer mais utilizadas pelas pessoas atualmente. 

Além dos inúmeros benefícios que as mídias sociais nos representam e o quanto estão presentes no nosso dia a dia, infelizmente é um recurso constantemente utilizado para ataques pessoais, disseminação de ódio, golpes e cyberbullying. Por isso é essencial se proteger dentro dessas plataformas. Pensando nisso, separamos algumas dicas necessárias para você passar a executar. 

Pense 2x antes de publicar. 

Uma vez que você publique algo na rede, ficará para sempre na rede. Mesmo que você apague alguma publicação após realizar, outras pessoas já podem ter tido o acesso e printado a informação, gravado, dentre outros. Tudo o que você posta hoje pode ser visto por alguém tanto agora como no futuro.

Escolha bem os seus seguidores 

Quanto mais pessoas te seguem, maior vai ser a exposição de seus dados, tanto para pessoas inconvenientes em seu perfil, quanto para risco de possíveis golpes. Por isso, configure suas contas como privadas se possível, e sempre verifique a veracidade das contas que te seguem, caso encontre alguma falsa, bloqueie e denuncie imediatamente.  

Não acredite em tudo o que vê nas redes sociais 

Por ser um veículo de rápido acesso e divulgação, é muito fácil espalhar uma Fake News. Por isso é fundamental criar um filtro muito forte em tudo que é consumido nas redes sociais, pois a maioria deles se trata de um assunto falso e distorcido. Sempre busque informações em outras fontes e tome cuidado ao clicar em links mesmo ele sendo divulgado por um grande influenciador. 

Vale ressaltar que isso não condiz somente para notícias e publicidades, mas também para fotos e vídeos postados. Existem milhares de plataformas de edição, que podem alterar completamente o conteúdo das imagens. Sempre se lembre  que o que você está vendo ou lendo, pode não ser real. 

Limite a quantidade de informações 

As redes sociais foram criadas justamente para o compartilhamento de suas experiências, porém o uso dessas informações podem levar a fraudes, golpes e ataques pessoais. Sempre se certifique de não publicar muitas informações técnicas sobre viagem, onde você mora e todos os lugares que você frequenta. 

Ajuste as configurações de privacidade 

Todos os aplicativos de redes sociais utilizam do acesso da sua câmera dentro do seu aparelho celular. Porém, pelo termo de “política e privacidade” dos mesmos, o aplicativo tem acesso total à sua câmera enquanto você está linkado no aplicativo. Configure os aplicativos de uma forma em que se sinta confortável. 

Não tenha medo das redes sociais, aprenda a moda-las e adaptá-las para você se sentir o mais confortável possível. Só assim você terá uma experiência realmente agradável dentro das plataformas.